Pesquise

22 de abril de 2016

Como Testar a Cabeça de Impressão da OS-214 Plus

A cabeça de impressão de uma impressora térmica é um item de desgaste natural, ou seja, vai se desgastar ao longo do tempo. Há muita coisa que pode ser feita para diminuir esse desgaste e prolongar a vida útil da mesma, como há também alguns pontos que podem prolongar ou encurtar a vida útil da cabeça de impressão.

Suprimentos: Ribbons e Etiquetas
Os suprimentos são de primordial importância para a vida da cabeça de impressão. Para o método de transferência térmica os ribbons precisam de ser de alta qualidade, pois estão em contato direto com a cabeça

Ribbons ruins precisam de uma temperatura maior para impressão, o que desgasta mais rapidamente a cabeça, ou podem deixar excesso de resíduos na mesma, prejudicando a impressão.

No método de impressão térmico direto, o desgaste naturalmente ocorre mais rapidamente, pois a etiqueta de papel térmico é mais áspera que o ribbon.

Limpeza da Cabeça de Impressão
A limpeza na cabeça de impressão é muito simples e rápida, com sua impressora desligada, retire o ribbon da mesma e limpe a cabeça de impressão com o cotonete umedecido com o álcool isopropílico. Passe o cotonete ao longo da cabeça de impressão retirando o excesso de sujeira. Lembre-se, evite tocar com os dedos no elemento aquecedor da cabeçaEspere a cabeça secar e recoloque o ribbon no lugar.

Testando a Cabeça de Impressão
Uma forma muito simples de testar a cabeça de impressão após o teste é realizar a impressão de uma "barra" horizontal ao longo de toda etiqueta, o ideal é que seja ao longo de toda cabeça de impressão.

Faça a impressão de umas 2 ou 3 etiquetas... Se uma linha branca aparecer no mesmo local nas etiquetas, é bem provável que a cabeça esteja com pontos queimados. A imagem abaixo mostra a impressão de uma etiqueta onde há pontos queimados na cabeça de impressão.
Quando sua impressão apresenta falhas e após a limpeza, ela volta a imprimir perfeitamente, era apenas sujeira. Digamos que sua impressão estava apresentando falhas e após a limpeza a mesma voltou a ser perfeita conforme as etiquetas abaixo, era apenas sujeira.
Porém, se após a limpeza, a impressão continua falhando, lembrando que, sempre no mesmo ponto, como a etiqueta abaixo, neste caso é realmente problema na cabeça de impressão e a mesma precisa ser trocada.
Itens Presentes Neste Artigo
Acesse os links abaixo para checar os itens citados neste artigo em nossa loja online: 
Impressora Argox OS-214 Plus;
Cabeça de Impressão Argox